21 de jan. de 2011

Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado (Shutter)


Título Original: Shutter
País de Origem: Tailândia
Gênero:
Terror
Classificação etária:
14 anos
Tempo de Duração:
93 minutos
Ano de Lançamento:
2004
Estréia no Brasil:
24/03/2006
Estúdio/Distrib.: PlayArte
Direção:
Banjong Pisanthanakun / Parkpoom Wongpoom

Elenco:
Ananda Everingham, Natthaweeranuch Thongmee, Achita Sikamana, Unnop Chanpaibool, Chachchaya Chalemphol, [+].

Sinopse:
Thun (Ananda Everingham), um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais, em Bangkok. A partir de então Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais. Paralelamente os melhores amigos de Thun começam a morrer, um a um, de forma misteriosa.

Vai Lendo!



Depois de O Chamado (2002), filmes asiáticos e seus remakes ficaram em alta. Até então eram poucos os ocidentais que conheciam filmes de terror vindos do outro lado do mundo. Em 2004 apareceu O Grito, remake do filme japonês Ju-On. Em seguida vários outros remakes surgiram e vários filmes asiáticos se tornaram mais conhecidos. Pense aí, antes de O Chamado você já tinha visto outro remake de filme de terror/suspense oriental? Ou então você já havia assistido um filme de terror que não fosse europeu ou americano?


Com O Chamado, muita gente ficou curiosa para assistir a versão original Ringu. Muitos assistiram e gostaram. O mesmo ocorreu com O Grito, e desde então os filmes asiáticos ganharam cada vez mais destaque assim como seus remakes (que infelizmente são quase todos toscos).


Shutter (que no Brasil recebeu o título "criativo" de Espíritos: A Morte Está Ao Seu Lado) estreou por aqui apenas em 2006. Não teve lá uma grande divulgação, mas alcançou várias pessoas, o que é muito difícil de ocorrer com um filme de terror asiático, já que só os remakes fazem mais sucesso aqui no ocidente.


Lembro que escutei falar desse filme ainda em 2006. Uma amiga me contou o tanto que era assustador e relatou várias cenas do filme. Em comunidades do orkut muita gente também falava que o filme era ótimo e assustador. Depois de O Chamado e O Grito, confesso que eu não esperava nada de outro filme que abordasse o assunto espíritos. Gostei muito desses dois filmes e achava muito difícil que surgissem filmes mais assustadores, mas... me surpreendi muito com Shutter.


Sim, Shutter é muito assustador. Muito. Várias cenas te levam do leve susto ao pavor total. E todas, quando digo todas são todas mesmo, são extremamente bem boladas e bem feitas. Não tem como não tomar um susto e não ficar com medo. Até aqueles que possuem fortes preconceitos contra filmes asiáticos acabaram elogiando (e muito) Shutter. Antes de assistir o filme eu considerava um exagero tudo o que falavam sobre ele, mas depois de assisti-lo, vi que não exageraram nenhum pouco. O filme é excelente.


A história é muito legal, as cenas são assustadoras, a trilha sonora é ótima para tornar tudo mais arrepiante e as atuações são muito boas. A maquiagem do espírito Natre, em comparação com O Grito, Ju-On, Ringu e O Chamado, é a melhor. Natrenapa ou apenas Natre é mil vezes mais assustadora que Kayako, Toshio, Sadako e Samara. A fantasma tem uma cara horrível e todas as vezes que ela aparece o rosto feio contribui e muito para o susto.

Toshio, Kayako, Sadako e Samara. 

Natre. E olha que esse nem é o rosto mais assustador dela no filme. o.o'

Até final de 2006 pra início de 2007, eu conhecia apenas filmes de terror japoneses, chineses ou seus remakes americanos. Nunca tinha assistido um filme tailandês. Não vou mentir, também não esperava muito de Shutter simplesmente por ser tailandês (afinal, quantos filmes tailandeses de terror eram conhecidos aqui no ocidente?). E talvez nem alguns de vocês leitores esperavam algo desse filme também né?! Mas Shutter surpreendeu muito (e a Tailândia também) e quem não assistiu esse filme até hoje não deveria nem estar lendo esse blog VA esperava mais de você. Brincadeira =P. Quem não assistiu, assista. Se você não gostou nem do Grito e nem do Chamado, talvez você ficará mais animado pra assistir Shutter se souber que muita gente que não curtiu O Grito e O Chamado amou Shutter (particularmente adorei O Grito, O Chamado e o Shutter também xD) . É um filme diferente e realmente assustador.

Nota (0-10):
10 (porque é original, assustador e um dos melhores filmes de terror dos últimos anos o/)

Trailers





 Sobre o remake: Imagens do Além é o remake americano (e meio japa também, já que é dirigido por um japonês e filmado no Japão) horrível do filme Shutter. Para ler sobre o remake de Shutter clique aqui.


Sobre algumas cenas do filme
(Contém SPOILER. Não leia se você ainda não assistiu o filme e pretende assistir!)

- Todo o filme é muito interessante. O início, com o acidente do carro, leva todos a pensarem que o fantasma está se vingando porque atropelaram ela e não pararam pra prestar socorro (estilo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado). Mas mais pra frente do filme descobrimos que não se tratava disso, e é aí que a história fica mais interessante ainda. Achei legal "enganarem" todos nós com essa história de acidente.

- Três cenas me arrepiaram nesse filme: quando a Natre aparece no capô do carro olhando pra eles e meio que rindo; quando ela puxa a coberta do Thun e aparece perto da cama ; no final quando Thun já está no hospital e rapidamente mostra que a Natre ainda está no pescoço dele. Existem várias outras cenas arrepiantes, mas essas aí na minha opinião foram as mais assustadoras. 

- Não vou deixar explicações sobre o filme pois creio que a história é bem fácil de entender. Se alguém tiver alguma dúvida sobre alguma cena ou algum detalhe da história, apenas deixe um comentário que se eu souber a resposta irei responder. =P

17 comentários:

  1. Seu Banner ja foi adicionado no site
    Bem vindo ao Sinistro ao Extremo :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse filme, antes do Chamado e dO Grito eu já havia visto o Junk e não botava muita fé nos filmes orientais mas quando vi o original Ju-On o meu conceito sobre os filmes orientais mudou. No Ju-On vc entende bem melhor o conceito de maldição que na sua versão americana onde a história é mais focada na Buffy.

    "Quando alguém morre tomado de ódio, nasce uma maldição" - Na minha opinião, essa frase só fica clara quando vemos Ju-On

    Eu não sabia que o Espíritos é uma produção tailandesa, realmente impressionante e o 10 é uma nota bem dada, o filme merece.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro que, quando assisti esse filme pela primeira vez, antes no final, no maior suspense, o celular do meu amigo tocou a música de abertura do "Chaves", e todo mundo levou o susto antes da hora... Uhauhauhauhauha

    Mas tirando esse "susto extra", o filme é muito bom. Só fui me assustar tanto novamente em Atividade Paranormal 2.

    ResponderExcluir
  4. Luciano Oliveira

    Obrigada pela parceria! Bem vindo ao Vai Assistindo tbm! ^^

    Mercuryo

    Eu nunca tinha visto um filme oriental ou remake até assistir O Chamado. Foi a partir do Chamado que comecei a procurar saber de filmes orientais. O prinmeiro filme asiático de terror q assisti foi Ringu 0, e gostei mto. Ju-On ainda ñ vi =/ infelizmente. Mas eu consegui enter até que bem sobre a história da maldição (apesar q realmente a história focou bem na Buffy huashuahsau).

    Obrigada por comentar nas postagens e seguir o VA! Seja bem vindo! ^^

    Juugo

    huahuahuahuahua
    acho que pior ainda seria estar assistindo O Chamado ou Ringu e o telefone tocar. O.O'
    telefones sempre tocam nos momentos mais tensos de filmes de terror... hsuahsuahsua

    Ainda ñ vi AP2, espero me assustar mto tbm! huahua

    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  5. Lembro muito bem quando fui a locadora, aluguei esse filme e comecei a ver, na epoca eu nunca havia assistido filmes de terror que não americanos ou europeus, e putz...quando percebi q o filme era da Thailandia me deu raiva, quis ate desligar o filme antes de ver, mas por sorte resolvi começar a ver e fiquei ABESTADO com a qualidade do filme !!

    Shutter é sem dúvidas um dos melhores filmes q já vi na vida "medo, muito medo" é q senti durante todo o filme. O filme trabalha muito bem situações assustadoras, comno por exemplo a cena em que o fotografo vê sua esposa chegar em casa e logo em seguida o tel toca, e é ela avisando q vai chegar em casa mais tarde !!!! Nossa, essa é uma das minhas cenas preferidas na história dos filmes de terror, me arrepio só de lembrar !!

    Graças a Shutter deixei de ser um preconceituoso idiota em relação a filmes de outros paises. Hoje em dia seria mais facil eu ter preconceito com os filmes americanos do que com os asiaticos.

    O filme é 10 em tudo, e como disse a Ninne, se vc ainda não viu, vá ve-lo imediatamente para que só então possa voltar a frequentar o blog rss (brincadeirinha)

    Outro filme Tailândes que vale muito ver é Fobia (4bia).

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom adorei o filme mas o remake ficou uma caca mesmo

    ResponderExcluir
  7. Leckard

    Eu tbm quando soube que era tailandes achei que seria mto ruim...e pensei q o povo tava exagerando. Mas como eu disse na postagem, acabei gostando.

    O problema foi q li mto sobre o filme e já sabia de algumas cenas antes de assisti-lo, aí ñ tomei mtos sustos. =/ Mas gostei do filmes mesmo assim.

    Ainda não assisti esse fobia O.o vou procurar pra ver então! Vlw pela dica e obrigada por comentar!

    Sr. Sem Papo

    O remake é mto tosco...passei raiva com ele ¬¬'

    Tobi-chan

    shuashaushahsh
    Assista pq é mto bom mesmo. Espero que vc ñ tenha lido os spoilers, pq senão perde a graça de mtas cenas...e sustos...muahahaha
    xP

    Vlw gente pelos comentários!

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus filmes preferidos, dentre todos os gêneros de filmes que gosto! Fotografia + Terror / Suspense Oriental *-*

    Sempre recomendo esse filme qnd querem algo bonito e assustador^^

    ResponderExcluir
  9. poxa, eu assisti primeiro o remake (tava começando no TC e eu parei pra assistir e fiquei!) até q eu gostei bastante e pelo q estou lendo o original é melhor :P mas por favor me relembre ou explique, pois nao sei se perdi essa cena do começo, ou algo assim: a ex então JÁ estava morta quando eles atropelaram ela?

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do cinema tailandês tem alguns dos melhores filmes de terror que já vi: Alone, 4bia, phobia2, art of the devil e dorm. Alguns deles foram mesmo premiados internacionalmente em festivais de cinema.

    ResponderExcluir
  11. A Arte do Demônio é muito BOOOM, você se engana no começo pensando que é fraco e chulo, mas depois é surpreendente. Espíritos 2 também é ótimo, a história por traz é perfeita.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, assisti Shutter com meus míseros 12 anos e até hoje me lembro dos sustos. Preservo o medo deste filme e pretendo não vencê-lo nunca - é um dos poucos longas que assisti na vida que me deixaram verdadeiramente amedrontada! O que, confesso, gosto muito. Recomendo-o a todos que não o assistiram ainda; maquiagem, história, "clima", tudo perfeito... Nota 10 sem dúvidas! O primeiro na minha lista de filmes de terror!

    ResponderExcluir
  13. Não dei muita importancia ao filme quando me falaram que era assustador mas me surpreendi,principalamente a cena do cobertor e a cena final é o filme mais assustador que vi ate agora.

    ResponderExcluir
  14. ooi, meu nome é liliane, estou tipo a um ano tentando lembrar do nome de um filme, vou tentar descrever algumas cenas.
    o filme é japones, alguns jovens encontram um livro que mostra a eles como ver os espiritos, o filme se passa em uma semana sagrada onde as pessoas colocam comidas parar os mortos, entao o livro diz para eles ne uma vasilha com arroz ir batendo raidamente para ver os espiritos comer o arroz, e eles nao poderiam parar de bater os palitinhos se não os espiritos iriam ver eles, outra cena é quando uma japonesa esta andando numa estação de metro, e sente que tem alguem a seguindo, então ela lembra que o livro tem uma passagem que falava" olhar entre as pernas" entao ela olha e assim ela ve um espirito que esta atras dela!
    ALGUEM POOOR FAVOR ME AJUDA, ESTOU DESESPERADA ATRAS DESSE FILME! otimo o site, continuem assim .. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane! Bom, se não me engano esse filme é chinês e se chama Gin gwai 10 (The Eye 3). É um filme de 2005, dos irmãos Pang (fizeram The Eye e The Eye 2). Ele é um terror comédia, diferente dos dois primeiros "The Eyes" que estavam mais para terror/suspense. Não é uma continuação, mas faz parte dos "The Eyes". Mais informações: http://www.imdb.com/title/tt0455135/

      Excluir
  15. Muitooooooooooo bom nota 10, carah eu vi esse filme quando tinha uns 8 anos me borrei di medo pq era muit pequeno me lembro q fiquei um mês sem dormi direito lembrando , eu até vi uma mulhé caida no chão enfrente a porta do banheiro (é sério num sei uq era más parecia com a Natre caida quando foi atropelada !!!!!

    ResponderExcluir
  16. Queria saber onde encontro esse filme (na versão original) para download! Obrigado desde já!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.