27 de mai. de 2010

Saw

Título Original: Saw
Categoria: Terror
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2009
Fabricante: Zombie
Console: PS3 e Xbox 360
Idiomas: Inglês
Jogadore(s): 1 player

Sinopse: A história gira em torno de David Tapp, o detetive que teve seu amigo assassinado no primeiro filme pelo sanguinário Jigsaw. Tapp entra em uma perseguição obsessiva atrás de Jigsaw, o que o leva a encontrar um suspeito (Zepp Hindle), infelizmente, o detetive acaba levando um tiro no peito e cai inconsciente.

Vai lendo!



Bem, depois de ficar praticamente um mês sem postar nada aqui (e nem no meu blog) pensei que tivessem me deserdado de vez. Mas como o VA agora está com bastante ajudantes, acho que ninguém sentiu minha falta mesmo! SHUHSUHSUHSUHSU


Enfim...


Hoje, apesar de não ser mais quarta-feira, que seria o meu dia, eu não dormi ainda, então irei postar mesmo assim para que vocês fiquem felizes.
Estava eu pensando o que postaria no VA e pensei em um jogo de um filme, que eu particularmente acho terrível (no sentido de ser ruim mesmo) e que é muito famoso. O nosso querido "Saw" ou melhor dizendo "Jogos Mortais".

Bom, para quem gosta da franquia de Jogos Mortais vai adorar saber que tem um jogo sobre o filme, e para a felicidade dos fãs, toda a atmosfera sinistra dos filmes foi capturada de maneira adequada, criando um título totalmente indicado para quem gosta da franquia. Mesmo assim, alguns deslizes ainda impedem que as peças sejam encaixadas perfeitamente neste quebra-cabeça. "Let's play a game", como diria Jigsaw.



Você provavelmente já deve ter ouvido falar de pelo menos um dos seis filmes da série Jogos Mortais. O filme se baseia em um velho pé na cova que sofre de câncer terminal e decidiu punir as pessoas que não dão valor a vida. Daí começa todo aquele clima de "Polícia e Ladrão", aí toda hora você verá assassinatos, violência e quebra-cabeças simplesmente brutais que compõem a fórmula de uma das grandes franquias de sucesso do cinema. E, se você acha que acabou, está muito enganado. Jogos Mortais VIII já está confirmado para 2011 (infelizmente).
Mas, vamos ao que interessa... Como se pode imaginar, o game compartilha diversos elementos com o filme, incluindo armadilhas, situações e até mesmo personagens. Em Saw, você encarna o detetive Tapp, que também dá as caras no primeiro filme, na pele de Danny Glover. Supostamente, o policial, que havia sido ferido fatalmente no primeiro Saw, foi curado por Jigsaw, o responsável pelos jogos.
Tapp acorda, então, em um hospício abandonado, onde deve aprender a dar valor a própria vida (que original), como Jigsaw sugere. Lá, o detetive encontra diversos bandidos que foram presos por ele. Em uma narrativa muito semelhante ao filme, o jogador deve então tentar escapar deste terrível local que se encontra inundado pelo perigo.

Contudo, o jogo conta com uma idéia realmente boa, regada por uma atmosfera característica e diversos puzzles que todos os fãs da série desejavam resolver. Mesmo com alguns errinhos aqui e ali, Saw ainda é extremamente indicado para quem deseja viver na pele de uma das vítimas de Jigsaw.


Vamos jogar?

O melhor (que se pode dizer) de Saw é a atmosfera. Pode-se dizer que o jogo é uma espécie de “melhores sucessos” das versões para os cinemas, combinando diversas características dos filmes em um só game. Sendo assim, espere por muitos problemas de maneira muito semelhante aos filmes, desde as câmeras até o estilo de quebra-cabeças.





E a voz de Billy the Puppet?

Tobin Bell, que interpreta John Kramer (conhecido como Jigsaw) nos cinemas, retorna para dar voz a Billy the Puppet, o temido boneco que dá os recados às vítimas. Sem dúvidas, sua atuação rouba a cena no jogo, graças às suas falas macabras!

Os quebra-cabeças são a melhor parte do jogo e os recados de Jigsaw também foram retratados de maneira fiel. Durante o game, você terá de descobrir a solução através de mensagens espalhadas estrategicamente por espelhos e outros locais. A Zombie caprichou no efeito de perspectiva de eventos como estes, que obrigam o jogador a movimentar a câmera para visualizar a solução.

Sobre o gráfico e Jogabilidade...

Apesar de ser um jogo lançado para os consoles de ultima geração, Saw não tem gráficos bons e eles me lembram muito os jogos do PS2.
Paredes e portas com mal acabamento, esquinas serrilhadas e personagens bem mal feitos. A desenvolvedora não conseguiu aplicar tudo o que desejava na versão final, talvez pela falta de experiência. As animações dos personagens, por exemplo, deixam a desejar em muitos momentos, principalmente nas cutscenes, nas quais a narrativa também se torna estranha graças as animações — muitas vezes sem qualquer sentido. Sem contar que os enigmas e mensagens que você precisa encontrar durante o jogo são extremamente fáceis de se encontrar, porque a maioria brilha com um contorno de uma peça de quebra-cabeça em volta. ¬¬


Tudo bem, os puzzles de Saw são criativos (pelo menos a grande maioria). O jogo conta com alguns deslizes em quebra-cabeças realmente frustrantes, como quando o jogador tem de pegar um objeto numa piscina de seringas. Mas, o que realmente pode incomodar é a falta de variedade. Existem poucos modelos de quebra-cabeças e, durante o jogo, eles acabam se repetindo como se fossem aqueles jogos de PS2 sem criatividade.

Infelizmente, o sistema de combate de Saw é um dos piores já vistos nesta geração! Para lutar, o jogar deve segurar o gatilho esquerdo do controle (ativando assim a posição de briga) e desferir os golpes com o botão R1. Até aí, tudo bem. Você ainda conta com diversas armas diferentes, incluindo exemplos inusitados, como braços mecânicos e até muletas (alguém se lembra de Condemned 2: Bloodshot? Não? Depois eu posto sobre ele... HUSHSUHSUHSU). Contudo, o verdadeiro terror (terror mesmo, a parte ruim do jogo HSUHSUHSUHSUHSU) está no sistema de combates, que acaba sendo o maior empecilho para o game. Travado, com bugs e completamente incoerente. Assim são as lutas de Saw.

Vale a pena?


Saw é um game para um só jogador que conta apenas com um modo de jogo com aproximadamente 8 horas de duração (pouco para um jogo de survival horror). Nada de multiplayer ou desafios extras. Tudo o que você encontra são duas dificuldades e algumas artes conceituais. Nada bom pelo salgado preço de, aproximadamente, R$200,00!

Se você é um fã de Saw, não pode deixar de conferir o game. A atmosfera foi retratada fielmente e muitos dos quebra-cabeças também. Infelizmente, a desenvolvedora furou o próprio pé ao inserir um terrível sistema de combates. Mesmo assim, Saw continua sendo um jogo indicado para quem gosta dos filmes mesmo.


E ai vai o trailer para vocês curtirem esse jogo (que eu achei ruim!)







11 comentários:

  1. Morte, pq vc odeia tanto a serie jogos mortais??? Eu não vou dizer que amo a franquia, pq isso e' mto relativo e eu não gostei d tds os filmes (detestei o 5) mas em geral eu acho uma franquia bem inteligente, imprevisivel, criativa e que critica os aspectos negativos da sociedade? E' pq tem mta violência?? Apesar de adorar terror sobrenatural/pssicologico , eu tbem não tenho nada contra filme de terror Gore , eles podem ser bons e ruins como qualquer outro gênero. Tanto que para mim os 2 melhores filmes d terror dos anos 2000 ( a invasora e martyrs) são de uma violência e brutalidade extrema. E nem td filme d terror paranormal e' uma maravilha, olha só uzumaki, bem fraquinho. Portanto, aqui vem a pergunta novamente: por que vc odeia a franquia???

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu até gostei do Saw 1.
    Achei interessante a ideia principal e a reviravolta final. Teve violencia mas não tão gratuita, pois fazia sentido.
    Agora já no 2, começa a destrambelhar.... no 3, nem se fale, no 4 eu parei de assistir.
    Eu gosto de filmes que tenham conteúdo. Não me importo se tem sangue, contanto que a história seja interessante. Vejo que no Saw a quantidade de sangue é inversamente proporcional a qualidade do enredo...
    Acho que eles pensaram... temos 2 tipos de publico, o que gosta de sangue e o que gosta de historia... só temos historia para 1 filme, então vamos segurar o pessoal com sangue!
    Quanto ao jogo... infelizmente, de SuperNess passei para o PS2 e parou por ai,rs. Quem sabe em breve não consiga juntar um dinheirinho para um Wii... bem, vou ficar sem jogar o Saw, rs.
    Beijinhos! ;D

    ResponderExcluir
  3. Faço das plavras da Maine as minhas palavras...shuashuashuashua

    Adorei o Saw 1. Achei uma história inteligente com um final surpreendente. O 2 foi mais ou menos. O 3 achei uma droga e parei de assistir por aí.

    Simplesmente não tem conteúdo. A história que era boa no primeiro filme, foi desmanchada, esquartejada nas outras sequencias.
    Tbm detesto a franquia.

    Sobre o jogo, depois do que vc falou, tbm achei fraco shaushaushau Pena eu ñ ter um 360...parei no xbox...u.u
    shaushushu

    ResponderExcluir
  4. HSUHSUHSUSHUSHUSHUSHUHSUS

    Eu gosto de Jogos Mortais pelo fato de ter muito sangue e mortes diferenciads. Mas, ele não é meu filme preferido, e com visão crítica eu acho ele um filme fraco, sem conteúdo, enjoativo, prevísivel e sem nexo.

    No primeiro filme eu gostei por ser uma coisa diferente, o fato de o filme se passar em só um banheiro e não sair dali até o final, é um tanto qunto dificil de nos prender para saber o que vai acontecer realmente.

    Eu gosto da filosofia do JigSaw sobre punir as pessoas que não dão valor a vida e talz. Tanto que se eu tiver câncer algum dia, eu irei fazer isso (cuidado vcs ai)....

    Mas de resto, eu detesto o filme.

    Bem, eu parei no PS3 mesmo, e eu num vou comprar o Saw, pq, não acho que valha a pena HUSHUHSUHSUS

    e eu esqueci de dizer pra vcs, mas o Saw tem pra Xbox360 tbm... É pra PS3/Xbox 360

    ResponderExcluir
  5. Nossa,parece que eu sou o unico aqui que gosta da franquia xD

    Bom, nao vejo nada de errado com o enredo,o problema foi que fizeram as sequencias rapido demais. Deveriam ter esperado mais de um ano para cada filme, se demorasse 2, 3 anos para isso eles teriam mais tempo para trabalhar na historia.

    Eu concordo que a serie decaiu a cada filme (embora eu so tenha comecado a desgostar a partir do 4) , mas pelo que eu vi por aqui a grande maioria das pessoas adorou o 6,portanto ja vou pegar minhas coisas para ver daqui a pouco. E vou ver o final da serie tbem,mas q eu saiba,ela nao acaba no 7,q vai ser em 3D? Nunca ouvi falar do 8.

    E por ultimo,Saw , em geral , e' bem inteligente sim. Tda hora tem uma reviravolta,algo q nos nunca pensavamos no quebra cabeca,jogos e mortes criativos ( passam longe da classica facadda no peito,como em sexta-feira 13) e finais,quase sempre,mto imprevisiveis. Sim,a maioria das pessoas so ve o sangue e nao a historia,mas tem alguns q olham a serie alem disso e percebem como a historia e' boa. Se vcs quiserem assistir violencia gratuita e boba,sem historia nenhuma,vao assistir o albergue!!!!

    ResponderExcluir
  6. A Maine realmente disse td, o 1º filme é otimo ! Achei realmente super 10, me lembrou Seven, um filme surpreendente e com bastante violencia. Quando soube que viria o 2 me empolguei, imaginei como seria e entaum...FAIL...resolvi dar uma chance e ver o 3 mas ai...Maximum FAIL. Bem...não tive disposição alguma de assistir o 4 e por ai em diante. Pessoalmente apaguei de minha mente todas as sequencias de Saw, e considero esse como um filme unico, pensando dessa forma ate q seria legal ter o jogo se eu tivesse um PS3 kkk. Mas mesmo assim acho que não pegaria, o preço é salgado e eu pessoalmente detesto jogos baseados em filmes em sua grande maioria.

    Um abraço a tds !

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente nunca jogarei este jogo, detesto Jogos Mortais, começando pelo nome estúpido que foi lançado por aqui.
    Destesto aquelas câmeras epilépticas...
    E acho a estória fraca e superficial.

    A idéia inicial era boa, mas cada filme seguinte veio com a ideia de cobrir os furos no roteiro do anterior, gerando assim infinitas continuações.
    Pra mim é só uma franquia caça-níqueis mesmo.

    ResponderExcluir
  8. ao invés de filmes, poderiam fazer uma série logo de vez né?
    seria muito mais emocionante, acredito... Um episódio de uma hora saindo toda semana, é praticamente mais rápido que um filme de 1h30 a cada ano >XD

    ResponderExcluir
  9. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    -VAI ASSISTINDO!

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  10. Esses gringos escrevem esquisito pra p#rra O.o

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.