9 de fev. de 2010

Infectados e possuídos são o mesmo que zumbis?

Decidi fazer esta postagem pois esses dias encontrei um blog onde surgiu uma discussão: zumbis, infectados e possuídos são a mesma coisa? A discussão apareceu pois na lista de filmes sobre zumbis feita no blog, estavam também filmes como REC e A Morte do Demônio, o primeiro sobre pessoas infectadas e o segundo sobre possessão.

Fiquei lendo os comentários onde um garoteenho afirmou que todos podem entrar para a categoria "zumbi" porque todos comem carne humana (?!), já outros contestavam falando que cada um é um caso.





Pois bem, penso da seguinte maneira:


Zumbis são mortos-vivos, ou seja, pessoas que morreram e voltaram a vida de alguma forma (vodu, radiação, etc.). Comem carne humana, são geralmente lentos e possuem pele podre (ou quase lá). Em vários filmes de terror, se eles mordem uma pessoa, a mesma vira zumbi ou se a pessoa morre, retorna como zumbi. Exemplos de filmes: Madrugada dos Mortos (2004), Dia dos Mortos (1985) e A Noite dos Mortos Vivos (1990).



Os infectados não são mortos vivos. São pessoas que foram infectadas por algum tipo de vírus (normalmente o vírus da raiva) e se tornaram extremamente agressivas. Assim como os zumbis, custam a morrer e alimentam-se de carne humana. Porém são diferentes dos zumbis principalmente pela agilidade. Correm, pulam e em vários filmes adquirem uma força maior que a normal (creio ser devido ao extremo estado de agressividade). Tem filmes em que estes seres morrem de fome e já em outros, onde a idéia de "zumbi" mistura-se mais com a de "infectados", dificilmente morrem. Dois bons exemplos de filmes sobre pessoas infectadas são REC (2007) e Extermínio (2006).


Pessoas possuídas já não tem nada a ver com zumbis ou infectados. Nos filmes, são pessoas que estão sendo controladas por demônios, espíritos ou qualquer outra entidade. Falam, xingam, fazem coisas bizarras e mudam de aparência, mas dificilmente são canibais. Outra grande diferença é que não existe epidemia de possessão. Não é porque em uma cidade há um azarado possuído que todos vão ficar também. Regan do clássico O Exorcista não é uma zumbi, nem Rose do O Exorcismo de Emily Rose. Em The Evil Dead (A Morte do Demônio) a idéia de zumbi e possessão podem até se misturar um pouco, mas sempre considerei The Evil Dead como um filme sobre possessão demoníaca e não zumbis. No caso da Morte do Demônio, se tem pessoa que foi enterrada e volta a vida, creio que voltou por estar sendo controlada (como se fosse um fantoche).

Conclusão: zumbis e infectados são de fato muito parecidos mas não necessariamente iguais. Possessão demoníaca já é outra história.


E com certeza se uma pessoa comer carne humana, não significa necessariamente que ela é zumbi. Todo zumbi pode ser canibal, mas nem todo canibal é um zumbi (um exemplo: Dr. Hannibal Lecter =P)



Então pessoal, o que vocês acham sobre isso? Concordam com o que escrevi ou tem uma visão diferente? Deixe um comentário dando a sua opinião sobre o assunto!


Se escrevi algo errado,
por favor me corrijam. ^^


13 comentários:

  1. Tambem acho que esses tres não tem nda a ver um com o outro e temos exemplos bem claro nos filmes. Os infectados e os zumbis praticamente só são parecidos no canibalismo pois são bem diferentes pois os zumbis são bem mongois e sua aparencia é d morto q esta em estado d decomposição já os infectados são bem ageis e a aparencia quase não muda pois ainda estavam vivos quando foram infectados.Já o possuidos não tem absolutamente nda em comum !!

    ResponderExcluir
  2. Otimo Post ! É realmente um tema interessante. Muitas pessoas confundem dizendo por exemplo que no filme exterminio os zumbis são super rapidos, sempre corrijo dizendo que não são zumbis, são muito parecidos sim, tambem comem carne humana, porem não estão mortos. Zumbi é um morto vivo, morreu e voltou a vida, ta podre e cheio de vermes (leiam a HQ The Walking Dead). E possuidos não tem nada a ver com zumbis, eles podem ate te morder ou morder a si mesmos mas é só pra machucar, o que eles querem é atazanar e matar, Evil Dead 2 é perfeito pra mostrar possuidos, é o classico máximo do terror ação em minha opinião. Enfim, concordo plenamente com a nossa amiga do Vai Assistindo (desculpe não sei seu nome).
    Obs: Sei que o Vai Assistindo nada tem a ver com HQs, mas uma materia mesmo que pequena sobre essa HQ fantastica seria uma boa pedida não acha ?

    ResponderExcluir
  3. Tem uma coisa errada, sim: você escreveu "...nada haver..."
    O certo é "nada a ver".

    ResponderExcluir
  4. Errado. A definição de zumbi é uma pessoa que está com seu estado de consciência alterado.

    Um sonâmbulo pode ser chamado de zumbi e nem por isso ele sai comendo os cérebros das pessoas.

    O morto-vivo é um zumbi, assim como o infectado. Morto-vivo como definição de zumbi é um esteriótipo propagado por George Romero.

    ResponderExcluir
  5. Leandro P. e Anônimo

    Vlw pela correção! Eu nem tinha percebido ^^

    Salem

    Boa observação, mas no caso desta postagem, obviamente me refiro a zumbis (morto vivo) de filmes de terror. Se vc procurar no dicionário, com certeza vai achar que zumbis são indivíduos que saem de noite, sonâmbulos e afins. Outros associam a palavra zumbi ao Vudu Haitiano.

    Mas como estamos apenas falando de ficção e terror, e não da definição correta da palavra, zumbi neste caso é um morto vivo mesmo. ^^

    ResponderExcluir
  6. Leckard

    Muito obrigada!

    É até normal as pessoas confundirem zumbis com infectados, mas confundir zumbi com possessão demoníaca aí já é de mais!
    Já vi por aí na net gente falando que The Evil Dead é um ótimo filme de zumbis?! Como assim zumbis?! Sempre considerei The Evil Dead um filme sobre possessão demoníaca, pois afinal das contas é isso que ele é!

    Eu não sou de ler HQ (ñ pq ñ gosto, mas pela dificuldade q tenho em encontrar), mas com certeza posso pesquisar sobre esse HQ e escrever aqui no VA. Aliás é uma idéia mto boa!

    Vw pela dica! ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e com certeza possessão demoníaca é totalmente diferente.
    "Na minha opinião" sempre pensei que Infectados fosse a primeira fase para se tornar um Zumbi. Tipo assim , um Zumbi já morreu e voltou a vida e são lerdos e um Infectado é uma pessoa que está morrendo lentamente e como ainda tem "um pouco da humanidade" eles são mais espertos e com o passar do tempo a pele vai apodrecendo, vai ficando lento como um Zumbi. Sempre achei assim e espero que tenham entendido :)
    Parabéns pelo blog é ótimo :)

    ResponderExcluir
  8. Acho que a definição que vc usou pra zumbi e infectado não estão completamente corretas, acho que o zumbi seria na verdade também um infectado, em muitos filmes e histórias, a epidemia dos mortos-vivos é causada por um tipo de vírus (Resident Evil, por exemplo) e nem sempre eles são tão lerdos e estúpidos, nos filmes que vc citou até tenho exemplos pra explicar oq estou dizendo, no Madrugada dos Mortos (2004) os zumbis correm e no Dia dos Mortos (1985), temos o Bob, que é um zumbi q de certa forma é "domesticado", acho q isso foi um ponto q vc errou na diferenciação entre zumbi e infectado. Colocar o infectado como um comedor de carne humano vejo como muito errado, um infectado não precisa necessariamente ser canibal, uma pessoa infectada seria alguém tem algum tipo de infecção, pode ser q nem naquele filme q não lembro o nome, onde uma infecção faz com q todos se matem, também tem outro filme q também não lembro o nome XD q as pessoas são infectadas por um tipo de onda eltromagnética q faz com elas virem psicopatas. Concluindo, na minha opinião o zumbi na maioria dos casos é um infectado e um infectado abrange mais conceitos do que os que vc falou.
    Primeira vez que posto um comentário no blog, apesar de já acompanhar a algum tempo, excelente blog, parabéns a todo mundo do Vai Assistindo! beijos e abraços

    ResponderExcluir
  9. BOM, GOSTEI DA SUA POSIÇÃO E CONCORDO PLENAMENTE COM VC. ZUMBIS REALMENTE SÃO DIFERENTES DE INFECTADOS E POSSUIDOS. TEMOS O EXEMPLO DE JASON DE SEXTA FEIRA 13, EU ACHO AQUELE CARA COMPLETAMENTE POSSUIDO POR DEMONIOS, ELE MATA POR PRAZER, BASTA VC DAR DE CARA COM ELE, ELE NÃO IR COM A SUA CARA QUE,OPSS, VC JA ERA. ( Ô SUJEITO MAL HUMORADO PO) VALEU AMIGO, GOSTEI MESMO DE SUA OPNIÃO, VO REVER ALGUNS PLECEITOS DO FILME SOBRE ZUMBIS QUE ESTOU ESCREVENDO.

    ResponderExcluir
  10. Não são a mesma coisa, mas DEPENDE....
    você não pode dar um caráter descritivo inquestionável para algo baseado em uma obra de ficção, então, dependendo da situação, a resposta é SIM, possuídos podem infectar...

    ResponderExcluir
  11. agora em REC 2 eles n~ao s~ao s~ao zumbis s~ao possuidos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. eu curto esse assunto e esse foi um dos melhores post q eu ja vi explicando a diferença.
    Eu vou deixar uma questão pra quem curte game. Resident Evil 4 e 5, Seriam infectados ou zumbis?
    eu tenho essa dúvida e acho q mta gente tem.
    eu acho q são infectados pelo fato de zumbi não pensar, e eles usam armas para ferir o kra, ou isso seria possessão?
    é uma grende dúvida e acho q ninguém pode responder

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.