12 de set. de 2009

The Eye: A Herança (Gin Gwai)

Direção: Oxide Pang Chun; Danny Pang
Roteiro: Oxide Pang Chun; Danny Pang; Jo Jo Yuet-chun Hui
País de origem: Hong Kong/Singapura
Lançamento: 9 de maio de 2002 (Hong Kong)
Lançamento no Brasil: 2004
Gênero: suspense/drama/terror

Elenco: Angelica Lee (Wong Kar Mun); Lawrence Chou (Dr. Wah); Chutcha Rujinanon (Ling); Yut Lai So (Yingying); Candy Lo (Yee); Yin Ping Ko (mãe de Mun); Pierre Png (Dr.Eak); Edmund Chen (Dr. Lo); Wai-Ho Yung (Mr. Ching); Wilson Yip (Taoist).

Sinopse

Mun é cega desde criança. Depois de 18 anos na escuridão ela submete-se a um arriscado transplante de córnea para tentar recuperar a visão. Quando lhe tiram as ligaduras, os seus olhos parecem responder à luz e tudo parece estar bem. Mas, no processo de recuperação, Mun começa a ter visões fora do comum. As visões vão se tornando cada vez mais freqüentes e Mun decide pedir ajuda a um jovem psiquiatra, o Dr. Wah. Qual a origem das visões? Estará Mun a enlouquecer, ou terá tudo isto uma explicação?

Vai Lendo!



The Eye é o tipo de filme que nem todos gostam. Não gostam principalmente porque não entendem. Não é um "terrorzão" com tripa e sangue pra todos os lados e não é um filme cheio de espíritos com cabelo na cara que aparecem o tempo todo. The Eye tem lá seus momentos de sustos e tensão, mas possui uma história muito mais intrigante que vários filmes com estes mesmo elementos. A narrativa não chega a ser lenta, o tempo inteiro ocorre algum fato importante, misterioso ou assustador. Os sustos não são banais, sem nexo, só com o propósito de impressionar. Todos os sustos são importantes na história do filme.

A trilha sonora transforma momentos que poderiam ser calmos em extremamente tensos. As atuações são ótimas e comoventes. O filme inteiro, mesmo não sendo aquela super produção hollywoodiana, é muito bem feito. Não esperava grande coisa desse filme, mas me surpreendeu muito e hoje é um dos meus filmes de terror/suspense preferido. Vale a pena conferir, mas sempre lembrando que não é um filme de terror americano, então não espere dele o que você esperaria de uma produção norte-americana.

Nota: 9,5 (Filme excelente, porém infelizmente pouco conhecido aqui no Brasil)

Trailer



Mais sobre The Eye:

- Todos já devem conhecer a versão podre americana desse excelente filme. Chama-se O Olho do Mal e tem como protagonista Jessica Alba (Quarteto Fantástico). Ainda farei uma postagem sobre O Olho do Mal, mas pra quem ainda não assistiu saibam que é um remake extremamente inferior ao original, e é altamente recomendável (por mim =P) assistir primeiramente o original Gin Gwai. Pra quem assistiu ao remake mas ainda não viu o original, não sabe o que está perdendo.

- The Eye foi escrito e dirigido pelos irmãos Pang, que também são responsáveis por Assombração (Re-cycle) filme com a mesma atriz de The Eye (Angelica Lee) e na minha opinião igualmente bem feito, surpreendente e emocionante.

- Os irmãos Pang também foram responsáveis pelas "continuações" de Gin Gwai: Gin Gwai 2 e Gin Gwai 10 (que aqui no Brasil receberam o título de Visões e Visões 2). Dirigiram também o filme Os Menssageiros, com a atriz Kristen Stewart (O Quarto do Pânico e Crepúsculo).

- Visões e Visões 2 não são exatamente continuações de The Eye. Os dois filmes possuem espíritos como em The Eye, porém apresentam histórias completamente diferentes. O título Gin Gwai 10 (Visões 2) foi uma brincadeira que os irmãos Pang fizeram por causa da história do filme (os personagens compram um livro com 10 maneiras para se ver espíritos), no entanto Gin Gwai 10 é o terceiro filme.

- No filme citam algumas vezes o nome Vanessa Mae. Pra quem não sabe, Vanessa Mae é uma famosa e super talentosa violonista que nasceu em Singapura mas é conhecida mundialmente.

(Spoiler)

- A abertura do filme é muito legal. Uma mão deslizando em um pano branco e as letras dos créditos iniciais em braile. Ficou muito diferente e inteligente essa abertura.

- As partes em que levei os maiores sustos foram no começo com a velhinha no hospital e quando Mun está aprendendo a escrever. As cenas ficaram tensas e dá pra levar um bom susto com elas.

- Não entendi muito bem porque no vídeo que gravaram quando Mun era pequena em algumas cenas aparece ela de olho branco e em outras com os olhos normais. Não sei se foi erro do filme, se alguém souber explicar, deixe um comentário.

- Arrepiei duas vezes nesse filme com cenas que não eram assustadoras. Arrepiei por causa da história. Foi na parte em que ela descobre que não era ela no espelho e no final, quando ela vê um monte de "homens de preto" (os que ela vê sempre quando alguém vai morrer) no meio dos carros.

- Na cena em que ela está no metrô com o lindomaravilhoso Dr. Wah, aparece na janela um rosto estranho. Os mais sensacionalistas disseram que se tratava de um espírito que apareceu no filme. ¬¬ Obviamente o rosto na janela foi proposital, porque afinal é um filme de espíritos. Veja:


- Essa é pra quem nunca viu um chinês albino:


8 comentários:

  1. Um Filme q nunca ouvi falar mais tarde vou fazer download dele para ver.
    blog showw

    ResponderExcluir
  2. ADOREI o blog... amo terror HAEUHUEIAHAU³
    naum achei o The Eye pra baxar mas o olho do mal siim [versão podre ne?] mas fiquei tãao curiosa pra ver q vou baxar mesmo assim AUEHUIUEHEIAH
    valeuu pela dicaa

    ResponderExcluir
  3. shuahsuasa
    obrigada!

    Mais do que recomendado assistir the Eye. ^^

    ResponderExcluir
  4. Mais um filme que eu tambem nunca ouvi falar, mas que ira entrar para a lista dos proximos que poderei assistir. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Gente! Um chinês albino!!!
    =O

    Essa eu nunca vi meeeesmo!
    Nem filhote de pombo!
    iahsaishaihsiahsaishihsa
    =)

    Bjosss

    ResponderExcluir
  6. poxa queria ver esse filme a tempos.....
    o duro é achar......
    fabii...

    ResponderExcluir
  7. A cena dos espíritos lambendo a carne no restaurante é muito sinistra. Filme mais que recomendado.

    ResponderExcluir
  8. Achei simplesmente um bom filme ,me cativou pela protagonista pois acho as tailandesas lindas ^^
    O Remake achei bem regular pois adorei a menininha com câncer por isso daria um 3 só por ela.
    Agora pode me crucificar mais achei as continuações melhores que o primeiro filme ,talvez o terceiro filme não pois ficou meio trash com aquela comedia imbutida sem sentido no filme mais o segundo da trilogia com a historia daquele bebê foi totalmente bizarro e inovador.
    Os mensageiros também dos diretores da trilogia The eye foi simplesmente fraquissimo,pior que o filme só aquele trailer mentiroso u.u

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.