16 de nov. de 2013

Jogos Vorazes: Em Chamas (Hunger Games: Catching Fire)

Título no Brasil: Jogos Vorazes - Em Chamas
Título Original: The Hunger Games: Catching Fire
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento: 2013
Estreia no Brasil: 15/11/2013
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Francis Lawrence

Elenco: Jennifer Lawrence, Sam Claflin, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman, Jena Malone e Amanda Plummer, [+].

Sinopse

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na "Turnê da Vitória" nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes (O Quarteirão Quell), uma competição que pode mudar Panem para sempre.

Vai Lendo!

Vi o filme de tarde e até agora estou meio sem palavras! Ainda não li os livros (e depois desse filme, quero muito ler!), mas o povo diz por aí que Jogos Vorazes: Em Chamas foi "o livro em imagens". Confesso que não achei o primeiro filme tão grande coisa assim, porque me lembrou muito o Battle Royale, só que menos violento. Aí fiquei na cabeça com a ideia de "cópia". Depois li que não copiaram e tal, mas mesmo assim me ficou aquela coisa "já vi essa história antes". Entretanto, até gostei do filme.
 
Muita gente também levantou a mão no cinema ç.ç

Decidi então ir na estreia hoje, pois gosto dos atores e a história era legal, então o que custava dar mais uma chance? Chego lá e me deparo com uma fila enoooorme de adolescentes. Provavelmente eu e mais umas 20 pessoas eramos os únicos adultos por lá. Fiquei meio grilada, pois isso aconteceu com Harry Potter e me incomodou muito, já que os fãs teenagers berraram durante todo o filme, tacaram pipoca, falaram spoilers... Enfim, foi quase um circo (tanto quando fui ver Enigma do Príncipe quanto da vez em que estive na estreia do Relíquias da Morte parte 1). Fiquei com medo da bagunça, porém para a minha surpresa a garotada deu um show de educação! Nenhuma guria gritou, nenhum moleque fez graça. Todo mundo riu, bateu palma nas partes legais e foi isso. Todo mundo apreciou o filme como deve ser apreciado e isso foi uma maravilha!

Jennifer Lawrence agregou mais valor a obra depois de ganhar o Oscar...

O filme em si já foi outro espetáculo a parte. Jennifer Lawrence é linda e ótima atriz (coisa que não achava antes, mas agora simpatizei totalmente com ela ao contrário do que penso daquela sem sal da Emma Watson) e não tem como não adorar o Josh Hutcherson (que para mim sempre será o menino apaixonado do Little Manhattan e o fiel amigo do Ponte Para Terabítia). Fiquei surpresa e feliz ao ver a Jena Malone lá, uma excelente atriz que gosto muito desde que vi Orgulho e Preconceito. O resto do elenco é de peso também e de igual competência. Ao meu ver nenhuma atuação deixou a desejar. Pelo contrário: fez nos emocionarmos, torcermos, aplaudirmos e tudo mais! 

Girl on fire.

A história continua interessantíssima e ainda mais tensa do que no primeiro filme. Nesse a situação está bem mais séria e muitas coisas estão em jogo, em especial a vida e a liberdade de milhões de pessoas. Você sente a dor e sofrimento de cada uma delas, você entende como tudo está tão horrível, você percebe as ameças do presidente Snow (Donald Sutherland) e aquilo chega a te deixar tão nervoso quanto a Katniss, tudo no filme mexe com você, com seus sentimentos de medo, raiva e revolta. Achei interessante muitos adolescentes gostarem de Jogos Vorazes pois este tem mil vezes mais conteúdo do que um Harry Potter ou Crepúsculo da vida.

Discursos tensos.

Algumas cenas para mim foram de arrepiar. Especialmente quando a Johanna (Jena Malone) fala no palco. Cara, o cinema INTEIRO aplaudiu. Foi de arrepiar! O drama ficou na medida exata, sem frescura demais. O mesmo funcionou para o romance, que não ficou vazio (como muitos de HP) e nem excessivamente meloso (como Crepúsculo). Adorei as cenas de ação e gostei igualmente das partes mais engraçadas. Nada forçado, nada apelativo. Muito legal isso! Um filme famoso, que está estourando e que não se perdeu em exageros e frescuras e blábláblá.

Hora de discutir os paranauês.

Se você gosta dos livros provavelmente já viu esse filme. Se você ainda não viu, CORRE, porque é muito bom! Para quem acha que Jogos Vorazes é mais um filme adolescente bobinho, não se engane: ele pode te surpreender. Especialmente essa continuação. Além da história forte e das ótimas atuações, o filme conta com uma produção excelente, com cenários e figurinos bem bolados e uma trilha sonora que combina perfeitamente com tudo isso. Não tem câmera tremida e nem cortes improváveis. E o final... O olhar... Perfeito! Por enquanto, para mim Jogos Vorazes: Em Chamas foi sem dúvidas um dos melhores filmes desse ano. Claro, não é super incrivelmente brilhante, mas também não deixou quase nada a desejar. 

Nota (0-10): 9,2

TRAILER


CURIOSIDADES

Desistência do diretor: A ideia inicial tanto da Lionsgate quanto do diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme da série, era que ele permanecesse no comando da sequência. Entretanto, a Lionsgate queria que Jogos Vorazes - Em Chamas fosse lançado já em 2013, enquanto que Ross desejava ter um tempo maior entre os dois filmes. Como não conseguiu convencer o estúdio, acabou deixando o projeto e sendo substituído por Francis Lawrence.

Candidatos para a direção: Após a saída de Gary Ross, vários diretores estiveram cotados para Jogos Vorazes - Em Chamas: Alfonso Cuarón,Tomas Alfredson, Cary Fukunaga, David Cronenberg, Bennett Miller, Duncan Jones e Joe Cornish.

Na disputa pelo papel: Taylor Kitsch, Armie Hammer, Grant Gustin, Hunter Parrish, Joey Graceffa, Luke Mitchell e Garrett Hedlund foram considerados para o personagem Finnick Odair, que acabou com Sam Claflin. Mia Wasikowska e Zoe Aggeliki estiveram cotadas para a personagem Johanna Mason, que ficou com Jena Malone. Melissa Leo foi cogitada para interpretar Mags.

O Capitólio em Atlanta: Algumas cenas do Capitólio foram rodadas no hotel Atlanta Marriott Marquis, um dos locais onde anualmente acontece a feira de cultura pop Dragon*con.

Recusado! O cantor e compositor Ed Sheeran apresentou três canções para serem incluídas na trilha sonora de Jogos Vorazes - Em Chamas. Todas foram recusadas!

OUTROS POSTERS
(Clique para ampliar)

 
 

 



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.