Título Original: Freaks
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 90 min.
Ano de Lançamento: 1932
Estúdio/Distrib.: MGM
Direção: Tod Browning
Elenco: Wallace Ford (Phroso); Leila Hyams (Venus); Olga Baclanova (Cleópatra); Roscoe Ates (Roscoe); Henry Victor (Hercules); Harry Earles (Hans); Daisy Earles (Frieda); Rose Dione (Madame Tetrallini); Daisy Hilton e Violet Hilton (irmãs siamesas); Schlitzie (si próprio); Angelo Rossitto (Angeleno). [+]
Sinopse: Em um circo de atrações bizarras, a linda trapezista Cleopatra é cortejada pelo anão Hans, mas o rejeita até descobrir que este herdou uma fortuna. Seu plano, forjado com o amante Hercules, é casar para depois envenenar o pequeno, mas logo a armação é descoberta e os diferentes se unem pela vingança.
Monstros conta com várias informações interessantes sobre ele: primeiro por ser o filme responsável por abalar a carreira do diretor Tod Browning; segundo por contar com um elenco composto por indivíduos que realmente tinham deformidades; e em terceiro porque uma das atrizes da escalação original implorou para o estúdio que fosse retirada do filme. Esse longa um tanto polêmico sofreu cortes e já chegou até a ser proibido de ser reproduzido, sendo uma catástrofe para o estúdio naquela época, a qual o público realmente deve ter sentido uma terrível repulsa. No mundo politicamente correto em que vivemos, Freaks não tem o explosivo impacto que possuía, podendo até ser julgado por alguns como um drama em que os monstros são as pessoas “normais” que querem dar um golpe no pobre Hans.
| As aparências enganam. |
A trama não possui nada de mais, se limitando a sinopse que você deve ter lido (suponho), e o grande horror seria as atrações chamativas do circo. Confesso que algumas são bem bizarras, e por mais que eu diga, ou tente convencê-los, que não possuo preconceito desse tipo, é inevitável não se sentir um tanto incomodado no início. A proposta de Browning foi interessante, pois acabamos simpatizando com o grupo de aberrações (sem ofensas), só que a mentalidade perfeccionista e “americacentrada” da população de 1930 não estava devidamente preparada para a estética de Monstros. Para um filme que nem era para ter sido filmado, considero o título um dos melhores filmes do período porque, apesar da simplicidade de enredo, até hoje é possível chocar as pessoas com a exibição dessa obra.
![]() |
| Eh, o DiMarte está apanhando por causa dos termos “politicamente corretos”. |
O filme é repleto de cenas marcantes, como quando uma das irmãs siamesas sente o beliscão que a outra leva, por exemplo. Acho dispensável descrever o visual circense e notavelmente incomum, porém não é fácil visualizar esse ambiente sem antes ter o assistido, pois realmente é bem inusitado. Mesmo com alguns clichês presentes, e a facilidade de se cometer e acessar spoilers sobre a história, o filme consegue se destacar pela ousadia e criatividade, sem falar que só temos uma história cinematográfica sob o ponto de vista de pessoas em situação similar em 1980, com o filme O Homem Elefante, de David Lynch, se não me engano. Monstros trabalha com a repulsa natural que nós sentimos por condições estranhas ao nosso cotidiano, abordando como as pessoas ditas belas podem ser detestáveis.
![]() |
| Interessante é que cada uma se casa com um homem diferente. |
Apesar do visível preconceito da maioria, o filme apresenta personagens que convivem fraternamente com os excluídos, como o palhaço Phroso e sua namorada. Monstros é um dos filmes que já está em domínio público, então não deve ser difícil encontrá-lo para assistir, nem ilegal em alguns casos, e pessoalmente o considero muito recomendado, de forma mais abrangente possível. Como já disse, a história é simples, então é bem fácil de acompanhar e entender, e os personagens com as deformidades realmente as possuem, ou seja, é um filme com pessoas em condições incomuns de verdade, algo um tanto difícil de achar pelas várias obras lançadas pelo mundo que não tenham apenas anões (El Topo é um dos poucos filmes que possui tal característica, mas o filme também é uma pérola de peculiaridades).
Nota (0-10): 9,5
Trailer




Já li o roteiro desse filme e já vi algumas cenas por aí.
ResponderExcluirRealmente, acho que isso só poderia ser classificado como ´´terror`` no início do século XX. Mas, como você disse, até hoje causa um certo impacto em quem vê.
Quero muito ver esse filme. *-*
ResponderExcluiro medo b postou esse filme inteiro eu assisti e um filme interessante vale a pena !! se quiser ver o link ta ai !!
Excluirhttp://medob.blogspot.com.br/2012/04/freaks-tod-browning-1932.html