8 de out. de 2010

Filmes de terror que se transformaram em videogame


Geralmente quem fala sobre jogos aqui no “Vai Assistindo!” é a Morte, mas como a moçoila anda meio sumida tomei a liberdade de elaborar essa listinha de 5 filmes de terror que tiveram adaptações para os videogames. A lista começa com jogos antigos e num futuro próximo farei novas partes chegando até os dias atuais.
Confiram:



Alien
Plataforma: Atari 2600
Ano de lançamento: 1982
Desenvolvedora e distribuidora: 20th Century Fox

Esse jogo é "inspirado" no filme Alien - O 8° Passageiro. Inspirado está entre aspas porque na verdade o jogo é um clone do Pac-Man (ou come-come como muitos conhecem), a única diferença é que a bolotinha amarela comilona foi substituída por um personagem (provavelmente a Ten. Ripley) e os fantasminhas substituídos pelos Aliens.

Texas Chainsaw Massacre
Plataforma:
Atari 2600
Ano de lançamento: 1983
Desenvolvedora e distribuidora: Wizard Video Games
Inspirado no Massacre da Serra Elétrica. O jogador controla o psicopata Leatherface armado com sua motosserra no intuito de matar os transeuntes, tudo isso enquanto se esquiva de obstáculos (como a cadeira de rodas do Franklin) e cuidando para não terminar o combustível da motosserra.
Esse foi um dos primeiros jogos de videogames da história a gerar polêmica devido ao seu teor violento, muitos lojistas se recusaram a expor o título nas suas prateleiras com medo de protestos por parte de pais dos antigos jogadores (na época não existia controle parental nas embalagens), o resultado: o jogo foi um fracasso de vendas.

Halloween
Plataforma:
Atari 2600
Ano de lançamento: 1983
Desenvolvedora e distribuidora: Wizard Video Games
Inspirado no filme Halloween - A Noite do Terror. O jogador entra na pele da babá Laurie Strode e tem como objetivo salvar criancinhas indefesas do psicopata Michael Myers, o jogador ainda pode encontrar uma faca (que mais parece um crucifixo) em um comodo aleatório da casa para repelir o vilão.
Esse jogo passou pelo mesmo problema do anterior, os lojistas se recusaram a expor em suas prateleiras.
Provavelmente é o primeiro jogo da história a representar graficamente sangue, toda vez que o jogador era pego por Myers, Laurie era decapitada e do seu pescoço esguichava o precioso líquido vermelho, A Wizard Games pelo jeito era quase que uma Rockstar Games dos jogos antigos!
Curiosamente no Brasil esse jogo foi distribuído como Sexta-Feira 13, provavelmente por Jason ser muito mais popular por aqui do que Michael Myers. Mas a música tema (muito bem representada no hardware antigo do Atari) e o contador de vidas em forma de abóboras não enganam: se trata sim de Halloween.

The Evil Dead
Plataforma:
Commodore 64
Ano de lançamento: 1984
Desenvolvedora: Palace Virgin Gold
Distribuidora: Palace Software
Inspirado no filme aqui conhecido como A Morte do Demônio. Esse é um dos percursores do popular gênero Survival Horror, o jogador entra na pele de Ash e deve sobreviver à "uma noite alucinante" dentro da cabana do filme. Ash possui um contador numérico de energia que vai diminuindo, para impedir que ele morra o jogador deve coletar as armas que vão aparecendo e matar os zumbis, monstros e assombrações que vão atacar.
O Jogador ainda pode colocar barreiras nas portas e janelas para atrasar os inimigos.
É um jogo com uma mecânica complexa considerando a época em que foi feito.

Jaws
Plataforma:
Nintendo Entertainment System (NES)
Ano de lançamento: 1987
Desenvolvedora: Westone
Distribuidora: LJN
Inspirado no filme Tubarão. Assim como no filme, aqui o jogador também tem o objetivo de matar o tubarão branco. Para concluir a tarefa é necessário percorrer de barco um mapa até alcançar o próximo porto, durante o percurso encontrará obstáculos onde o barco para, nessas ocasiões controlará um mergulhador que deverá enfrentar criaturas marinhas como arraias e águas-vivas.
Nas partes de mergulho é essencial coletar as conchas que os inimigos deixam cair quando derrotados, elas funcionam como dinheiro e o jogador ao alcançar o próximo porto usará para trocar por power-ups necessários para conseguir matar o tubarão.
Joguinho simples e mediano.

Ficamos por aqui com essa primeira lista de videogames inspirados em filmes de terror. Não esqueçam de citar os jogos que conheçam para futuras listas.

That's all folks!

12 comentários:

  1. hehehehe

    Rachei de rir com a montagem do Freddy jogando playstation.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk legal XD

    Joguei a maioria (os de atari) em especial Halloween: esse eu joguei demais!

    Bela matéria João XD

    ResponderExcluir
  3. @Adailton
    Deu trabalho danado essa montagem, meus conhecimentos photoshopicos não são lá muito bons, ficou meio tosco mas até que ficou engraçado mesmo!

    @Sabat
    O único que eu tinha jogado dessa lista era o Halloween, mas joguei um pouquinho de todos para fazer a matéria.
    Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  4. D+++ adoro reviews de games antigos, principalmente de terror!

    Sabe uma coisa que se tornaria legal de mais, o VA, Medo B e o Video Game Death, se fundissem e se tornassem um so site... isso sim ia ser terror! Os melhores sites de terror na minha opnião! Ia fundir o terror do cinema, com o medo espiritual com o estanto dos games de terror,,, ia ser de mais :D

    ResponderExcluir
  5. Vou adicionar mais um para a lista. Recentemente, fizeram um simulador para wii do filme ju-on/o grito, um dos melhores filmes d terror dos anos 2000, e ja saiu no japao (e no resto do mundo sai mes q vem). So' q o jogo nao e' grande coisa, ja vi no youtube e realmente nao vale a pena. Tem uns sustinhos legais e so'.

    ResponderExcluir
  6. @Gabriel,
    A Morte fez um artigo desse game aqui no VA mesmo, mas quando eu chegar nos tempos mais modernos certamente mencionarei ele novamente.

    Vamos ver se essa semana eu consigo terminar mais um texto...

    ResponderExcluir
  7. @Sigurd,

    No início do texto expliquei que esta é só a primeira parte da lista.
    Farei novas listas sempre colocando 5 jogos por vez (para não ficar extenso demais). Se observar verá que é em ordem cronologica, e como Saw e Ju-on são jogos recentes vão demorar um pouquinho para aparecer. Mas certamente eles tem lugar garantido aqui. Inclusive a Morte já falou sobre eles aqui mesmo no VA, clica na lateral onde diz Jogos que você encontra textos sobre os dois.

    Obrigado pela visita amigo.

    ResponderExcluir
  8. Post ctrl+c, ctrl+v

    No máximo, o que o fez foi mudar algumas coisas na descrição dos jogos. Lamentável! Nem os devidos créditos, dão!

    ResponderExcluir
  9. @Junior
    Control C e Control V de onde?
    Joguei todos os jogos um por um, eu mesmo tirei as screenshots, e escrevi baseado naquilo que joguei. Agora se você já viu textos sobre esses jogos em algum outro lugar paciência, pois são jogos conhecidos e que muita gente já jogou e escreveu sobre eles.

    Eu justamente demoro pra escrever por não copiar textos alheios e me aparece neguim acusando de plágio, eu hein.

    ResponderExcluir
  10. Tem que fazer uma lista com uns games mais novos também cara! The Evil Dead Regeneration, Alien vs Predator e muitos outros.

    ResponderExcluir
  11. @Anonimo

    Tenho sim essa intenção amigo, comecei a lista com jogos antigos e estou subindo para os mais recentes. Na próxima parte que já estou trabalhando já irá aparecer um jogo de Playstation One.
    Fica de olho que essa semana ou semana que vem vou postar a terceira parte.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.