Título no Brasil: O Médico e o Monstro
Título Original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 67 min.
Ano de Lançamento: 1920
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: John S. Roberttson
Elenco: John Barrymore (Dr. Henry Jekyll /Sr. Edward Hyde); Brandon Hurst (Sir George Carew); Martha Mansfield (Millicent Carew); Charles Lane (Dr. Richard Lanyon); Nita Naldi (Gina).[+]
Sinopse: O médico Dr. Hyde, bondoso e gentil, é estimulado a procurar os prazeres da vida. Quando cria poção que libertará seu lado hedonista torna-se o bestial e lascivo Sr. Hyde, espalhando o terror pela cidade.
Como sempre repito quando posto sobre filmes mudos e em P&B, para assistir a esse tipo de filme exige um pouco de paciência. Em O Médico e o Monstro, adaptação óbvia da obra literária de mesmo nome, nela vemos o nascimento de vários clichês, como, por exemplo, vilões feios, duelo entre o bem e o mal, babacas que enchem a paciência do protagonista, entre outros.
“Que coisa maravilhosa, meu rapaz.” |
Outra coisa bem interessante é o perceber como as pessoas pensavam na época. Chega a ser engraçado, mas em relação ao ano em que foi lançado, digo que a proposta até que foi ousada. Durante a história do cinema, tivemos dois grandes períodos marcados pelos extensos e massivos lançamentos de filmes do gênero terror: décadas de 20-30 e década de 80. Então, podemos concluir sem grande esforço que esse filme é um dos vanguardistas do terror.
É, mais respeito aos filmes mais velhos. |
A história se desenvolve de forma bem simples, sem grandes mistérios ou reviravoltas. De muitos de sua época, talvez seja um dos poucos que possam agradar o atual público jovem, isso se esse estiver disposto. Gosto muito de filmes antigos, pois são relatos históricos, e como em O Médico e o Monstro, percebemos algumas tendências que até hoje se encontram. Não há muitos efeitos visuais nem grandes maquiagens, mas os atores são bem expressivos, então entendemos bem o ocorrido.
É nesses momentos que eu concordo com o Charlie Chaplin sobre a revolução sonora. |
Julgar um filme tão antigo (quase 100 anos de diferença) é bem difícil. Porém, como dizem os narradores esportivos: “Clássico é clássico, e vice e versa”. Não tiro o mérito dele, mas se comparamos O Médico e o Monstro com outros filmes da época, até que esse é mediano. Não sou nenhum hiper culto conservador, mas filme bom existe em qualquer década.
Nota (0-10): 7,5
Trailer
Desta vez não há trailer, nem montagem simulando um. E olha que procurei...
Se tiver oportunidade, verei este =)
ResponderExcluirTem como fazer uma crítica também do filme Pânico na neve(Frozen)? Grato. :D
Como com todas as sugestões, eu tentarei assistir.
ResponderExcluirObrigado pela dica!
Esses filmes são muito cuzão... Vão falar sobre filmes mais recentes.... tipo o grito 2,pânico 4 e por ai vai..;
ResponderExcluir...GAROTA NA CHUVA Ô NO VERÃO
ResponderExcluirPARECE O MEU COCO
ResponderExcluirPARECE A MINHA BUNDA
ResponderExcluirMUITO DA HORA
ResponderExcluir