16 de jun. de 2014

Por que os doramas fazem tanto sucesso?

Primeiramente gostaria de pedir desculpas mais uma vez pela ausência. Desanimei com o blog e desanimei muito. Esse foi o principal motivo. Claro, tinha as questões da faculdade, mas não vou mentir dizendo que esse foi o motivo principal pelo qual parei de publicar no Vai Assistindo porque não foi. Foi desanimo mesmo. Facebook cobra por divulgação dos conteúdos das páginas e quem não paga não consegue ter seu conteúdo exibido no feed de notícias da maioria dos que curtiram a página. Com isso publico aqui, porém quase não tenho como divulgar, leva tempo até descobrirem as novas postagem. Os site agregadores de conteúdo raramente linkam algum artigo meu, tendo em vista que preferem divulgar tirinhas e listinhas de curiosidades iguais a várias outras do tipo. O blogger direto dá alguma pifada, dando algum bug no meu blog que me rende muita dor de cabeça. Enfim, há vários motivos pelos quais desanimei tanto.

Portanto peço desculpas pela ausência e tentarei retornar aqui, pelo menos nessas férias. Tenho várias ideias de críticas só que pouco ânimo para escreve-las. De qualquer forma, hoje aqui estou!

Como vocês notaram, tenho uma grande paixão por doramas, em especial kdramas. E muita gente não entende porque é tão legal e o que de fato é um dorama. Outros, cegos pela ignorância, consideram doramas babacas e coisa de gente boba. Para quem conhece e especialmente para os que não conhece, hoje falarei um pouco sobre essas novelas orientais que estão cada vez mais conquistando o mundo todo!

O que afinal são os doramas? Novelas tipo as novelas brasileiras?

Não. De fato são novelas, porém são muito diferentes das novelas brasileiras ou mexicanas. Os doramas geralmente possuem poucos episódios (entre 16 e 25) com uma hora e cinco minutos de duração cada um. As novelas brasileiras costumam possuir mais de 160 episódios e cada um tem cerca de 45 a 50 minutos. Justamente por não ser tão longos, os doramas quase sempre possuem produções praticamente impecáveis.

De onde vem os doramas mais famosos?

Atualmente os que fazem maior sucesso, pelas produções incríveis e belas atuações, são os doramas coreanos, denominados K-Dramas. Porém o Japão, China, Taiwan e Tailândia também produzem doramas que são internacionalmente famosos. Os doramas japoneses são chamados de J-Dramas, os chineses de C-Dramas, os taiwaneses de T-Dramas e os doramas tailandeses são chamados de lakorns ou Thai-Dramas.


Por que atrai tantos fãs?

A maioria dos doramas são extremamente bem feitos, deixando no chinelo qualquer novela nacional. Figurinos, cenários, atuações, fotografia, direção e trilha sonora são incríveis. Alguns possuem até uma produção quase cinematográfica! Também atraem muitos fãs porque possuem verdadeiras histórias de amor, sem baixarias e coisas do tipo (eles entendem que amor não se resume a sexo). Cantores de boy bands e girl bands famosas também costumam atuar no doramas, atraindo assim um público ainda maior.

Krystal da girl band f(x) e Kang Min Hyuk da banda CN Blue.

O que não costuma ter em doramas?

Dos que já vi, nenhum incentiva a traição, a inimizade feminina, o desprezo pelo amor puro, o machismo e a promiscuidade. Ao contrário das novelas brasileiras, nos doramas não tem gente se agarrando toda hora, gente com a bunda de fora, mulher objeto dançando funk, machão traindo a esposa, briga feia entre mulheres e baixarias do tipo que tanto incentiva o comportamento esculachado de grande parte da população brasileira, que só se preocupam em acasalar, encher a cara e passar a perna nos outros. Nos doramas os homens tratam bem as mulheres, cuidam bem delas, as respeitam e os mocinhos se preocupam em primeiro lugar com sua honra e não em fazer sexo toda hora para se autoafirmarem como machos (aliás nem os vilões se preocupam com isso também). As mulheres são educadas, delicadas, verdadeiras, se respeitam e se preocupam muito com as pessoas que amam. Nos doramas bons valores são passados para o público. Amor verdadeiro, respeito mútuo, amor próprio, honra, caráter, amizade, esforço, educação e bondade são as palavras-chaves dos doramas.


É coisa só para meninas jovens?

De forma alguma! Se você aprecia histórias divertidas, românticas e emocionantes, doramas estão mais do que indicados para você. Tanto faz se você for menina, menino, adulto ou idoso, há histórias para os mais variados gostos: tem doramas mais românticos, outros com muita ação, aventura, humor, drama e por aí vai. E se você garoto tem curiosidade de ver algum dorama mas acha que por ser homem não deve assistir, lembre-se: gostar de romances não afeta em nada a sua heterossexualidade, pelo contrário: te faz desenvolver mais sua inteligência emocional (coisa que falta para muita gente...). Se você não assiste só por esse motivo tolo, pense bem: significa que você mesmo está inseguro a respeito da sua própria sexualidade, já que tem medo de que só por gostar de romances possa começar a se interessar por outros homens... Homem hétero seguro de sua própria orientação sexual pouco se importa de gostar de coisas que outros homens ignorantes consideram exclusivamente femininas. Pare de bobeira e assista antes de tirar conclusões precipitadas e preconceituosas.


Doramas vão me acrescentar algo?

Além de passar bons valores como citei anteriormente, tem muito dorama tranquilo e divertido que te faz relaxar completamente. São ótimos para aliviar o estresse! Porém o mais importante: você aprende outras culturas e outros idiomas. Se você não é acostumado, no começo vai estranhar muito. Mas logo você passa a compreender melhor a cultura daquele povo e muitas expressões ficarão na sua cabeça. Sei algumas palavras em japonês graças aos doramas e animes. Quando comecei a assistir kdramas, achei coreano muito complicado e o comportamento deles muito estranho. Hoje entendo bem melhor a cultura coreana (a gosto muito!) e inclusive consegui aprender a pronunciar e reconhecer algumas palavras! Para quem sonha em um dia viver ou visitar alguns desses países, doramas são altamente recomendáveis para aprender a cultura e o idioma do lugar. Facilita muito você estar num país e saber pelo menos falar um "por favor", um "obrigado", um "desculpe", "quanto custa" no idioma do local. Vale a pena estudar sozinho, dizem que Hangul (o alfabeto coreano), por exemplo, é muito simples e facílimo de aprender.

Impossível não rir do jeito sem noção da Kotoko-chan!

Então doramas são só maravilhas?

Nem sempre. Comparando com novelas da América Latina, sem dúvida os doramas são melhores em todos os quesitos. Porém tem algumas coisas chatinhas: alguns enrolam demais em certos pontos, alguns finais deixam muito a desejar, o casal principal dificilmente tem cenas românticas juntos (e por isso a galera vai ao delírio quando há alguma), alguns tem histórias muito tristes e algumas futilidades irritam pra caramba. Nem tudo é perfeito né? Mas calma, dificilmente essas questões atrapalham completamente um dorama. Vale a pena assistir sim!

Bom, é isso pessoal. Peço aos que assistem doramas, que deixem nos comentários o que acharam da postagem e sua opinião sobre doramas e tal. Ainda pretendo escrever sobre muitos doramas aqui, até hoje vi apenas 17 dramas e quero muito postar sobre todos eles aqui no blog. E já tenho mais um 5 na minha lista dos que estou doida para ver! Então crítica de dorama é o que não vai faltar. xD

Também peço desculpas por não postar gifs de outros doramas famosos e de nenhum cdrama ou tdrama, procurei colocar mais de doramas que já vi e ainda não assisti dramas chineses ou taiwaneses (também não vi nenhum lakorn, mas postei um gif do Full House aqui). Clique aqui para conferir as postagens existentes sobre os doramas no Vai Assistindo. Atualmente tem pouquíssimas, mas a tendencia é aumentar muito rápido! E não se preocupem, também continuarei fazendo postagens sobre filmes, livros e jogos no geral.

Até a próxima postagem!


4 comentários:

  1. Eu nunca assisti a um dorama, mas eu sou otaku, já ouvi falar bastante sobre eles. Tenho amigas que assistem e já me recomendaram alguns,mas com tantos animes bons, séries, mangás, HQs, livros, filmes, etc fico sem tempo srssrsrssrs
    Amei sua postagem, bem organizada, os temas bem elaborados.
    Eu vou começar a assistir um. Já estou planejando isso a tempos e agora vou começar srsrsrsrsrsr
    Vey, vi que seu blog ta parado. Não desisti não, ele é super legal.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por não desistir d blog! *---* Espero que já tenha arranjado um tempo para assistir algum dorama, mas sei que é complicado, é tanta coisa pra ver e ler! shuashau Se precisar de recomendações de doramas estamos aqui! Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.