1 de jun. de 2010

Fúria Silenciosa (Silent Rage)

Título Original: Silent Rage
País de Origem: EUA
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 1982
Direção: Michael Miller
Roteiro: Joseph Fraley e Edward Di Lorenzo (não creditado)

Elenco: Chuck Norris (Xerife Dan Stevens), Brian Libby (John Kirby), Ron Silver ( Dr. Tom Halman), Steven Keats (Dr. Phillip Spires), Toni Kalem (Alison Halman), Stephen Furst (Charlie), William Finley (Dr. Paul Vaughn), Stephanie Dunnam (Nancy Halman)[+]

Sinopse:

Na tentativa de salvar a vida do psicopata John Kirby, médicos o injetam um composto experimental. Acabam criando um monstro invulnerável, que mata qualquer um que cruze seu caminho.
Agora o Xerife Dan Stevens terá a difícil missão de parar a carnificina iniciada por John Kirby.


Vai Lendo!



3 respostas para as perguntas que pode estar se fazendo:
Sim, você entrou no blog certo...
Sim, este é um filme de terror/suspense...
Sim, tem o Chuck Norris como protagonista...

Esse é um típico caso de filme onde em um passado muito remoto eu havia assistido, mas não lembrava o nome e pouco me lembrava do que se tratava. Perguntando para outras pessoas ninguém também se lembrava de ter visto.Cheguei a pensar que era fruto da minha imaginação, ou que eu havia misturado em minha memória vários filmes e transformado em um só (de fato isso aconteceu mesmo, misturei com outro filme de Norris, que também é de suspense).
Nada melhor que a internet para resgatar memórias do que a gente não tem certeza, bastou digitar na busca o pouco que eu lembrava, e pronto "pipocou" na minha frente Fúria Silenciosa, filme de terror/suspense estrelado por ninguém mais, ninguém menos que o astro de filmes de truculência Chuck Norris!
E tão logo encontrei o download do filme, só havia uma certeza: que eu compartilharia essa experiência com vocês!

Começamos o fime com John Kirby, um homem que surta, e em uma crise mata a família com um machado. Um transeunte assiste a cena e chama a polícia, entra em cena então o Xerife Dan Stevens que após um confronto físico (entenda confronto físico como Norris usando seus golpes de artes marciais) com o psicopata, consegue algemar e prende-lo.
Aí que John Kirby revela que não é meramente um psicopata comum, ele arrebenta as algemas, arranca a porta da viatura e tenta fugir, mas os policiais sacam suas armas e o acertam antes que ele consiga ir muito longe.

John Kirby se regozija em alegria após matar uma vítima.



John Kirby se encontra a beira da morte em uma sala de cirurgia,no entanto um médico inescrupuloso injeta no paciente uma droga experimental, capaz de regenerar tecidos. Assim Kirby se torna um assassino praticamente invulnerável matando qualquer um que cruze seu caminho.

Momento romântico para descontrair.



Fúria Silenciosa, por incrível que pareça é um filme bem diferente dos tradicionais filmes do Chuck Norris. Possui boa dose de suspense nos momentos certos, lembrando bastante os slashers oitentistas com um assassino invulnerável e um elenco descartável que só está ali para morrer mesmo...
E apesar da temática slasher, o diretor Michael Miller apostou mais no suspense do que nos tradicionais banhos de sangue da época, Brian Libby está bem convincente no papel de pisicopata, com uma expressão que demonstra loucura e frieza.

Atrás de você mocinha!



Porém o que estraga o suspense (mas não estraga o filme) mesmo é a presença de Chuck Norris, particularmente eu gosto de ver Norris esbofeteando seus adversários, mas aqui esse tipo de cena joga mais contra o filme do que a favor. Temos uma típica cena onde o Xerife Dan quebra a cara de inúmeros marginais sozinho, e claramente está ali só para mostrar que tem o Chuck Norris como protagonista.
Sem contar que a presença do astro de ação já nos diz exatamente o que vai acontecer no final: o Xerife Dan e John Kirby se enfrentarão em um mano a mano, e a gente sabe quem vai ganhar no fim... E não é spoiler, o próprio cartaz do filme fala: "A ciência o criou, agora Chuck Norris precisa destruí-lo"

Este é o olhar que precede um "roundhouse kick".



Para quem ainda não se convenceu sobre Fúria Assassina ser um slasher, eis alguns números sobre John Kirby (contém spoilers):

- John Kirby mata dez pessoas ao longo do filme: duas com machadas, uma batendo a cabeça da vítima contra uma parede, uma com uma seringa no pescoço, uma quebrando o pescoço, uma estrangulando e batendo contra uma parede, uma em um "abraço de urso" e três offscreen sem mostrar a "causa mortis".

- Ele é alvejado por armas de fogo quinze vezes, é arremessado de grande altura uma vez, atropeleado uma vez, vítima de uma explosão, apanha de Chuck Norris duas vezes, é arremessado dentro de um poço, e ainda sobrevive...

Pena que a promissora carreira de John Kirby só durou um filme...

Nota (0-10): 7,5 (Apesar do final previsível e de existirem alternativas melhores para filmes slashers dos anos 80, Fúria Silenciosa vale pela curiosidade e diversão, é o mais perto que alguém pode chegar de um "Chuck Norris X Jason").


Trailer:





Chuck Norris facts:

"Chuck Norris nunca teve uma festa surpresa de aniversário. Ninguém surpreende Chuck Norris."

"Suspeita-se que kriptonita sejam pedras dos rins de Chuck Norris."

"Freddy Krueger entra nos sonhos das pessoas... para fugir de Chuck Norris."



Infelizmente não encontrei nenhuma curiosidade que valesse a pena comentar sobre Fúria Assassina.
Então ficamos por aqui. Até a próxima!

9 comentários:

  1. cara... falando em invulnerabilidade
    teve um filme de ficção cientifica que passava na rede tv, logo quando a emissora estreou... na epoca que passava "screamers" por exemplo.
    Tipo eu lembro bem vagamente, mas eh um tipo de criatura, experimento cientifico ou alien nao sei ao certo, trancado em uma base no meio do deserto. Ele se regenera muito rapido (em determinada cena ele toma um tiro de escopeta 12 e o corpo dele expulsa o chumbo em pouco tempo) e não morre facilmente. No enredo cliche tem um grupo de pessoas presa na base com ele, uns militares e uns cientistas. Não podem fugir da base pq o monstro escaparia, mas se ficarem la dentro morrem (original, não?)
    Não consigo lembrar o nome, e ja procurei muito.
    Alguem tem alguma ideia? lembra ou pelo menos sabe de que filme eu to falando?
    Passou umas duas vezes, e acho que ja passou na band tb.
    E filmes de chuck norris, tem aquele onde ele enfrenta um demonio que busca as 7 partes de um cetro... creio que seja no mesmo estilo desse supracitado.

    ResponderExcluir
  2. Manoooooo e o Chuck Norris destruindo no VA .....
    foda d+ ... massa o filme ...
    chuck norris né tinha q ser ... xD
    ele é foda d+ destruiu o bar inteiro ..hahhahaha
    eu soh fã dele ...
    tinha um cachorro chamado braddock em homenagem ah ele hahahhaa xD \o/

    ResponderExcluir
  3. ''Na tentativa de salvar a vida do psicopata John Kirby, médicos o injetam um composto experimental. Acabam criando um monstro invulnerável, que mata qualquer um que cruze seu caminho.''

    Tentaram criar outro Chuck Norris?KKKKKKKK #Fail pra eles...

    ResponderExcluir
  4. @Rodrigo Dani
    Esse filme que você fala eu não vi, pela sua descrição pensei que fosse o DNA do Mark Dacascos, mas lembrei que o filme se passa em uma base na selva amazônica e não no deserto, então não pode ser o mesmo. Vou procurar saber que filme é esse que você fala, aí se valer a pena eu escrevo sobre...
    Já este do Chuck Norris do demônio e do cetro se chama Perigo Mortal (nome original pra caramba), este também é divertido mas prefiro Fúria Silenciosa que é mais pé no chão e não tem uma temática sobrenatural (não que eu não goste, mas é bom variar um pouco)
    Até onde eu sei Norris tentou 3 vezes o genero terror, com Fúria Silenciosa, O Herói e o Terror e Perigo Mortal.

    @Rafael
    Eu também sou fã do Chuck, mas eu gosto mesmo é dos filmes que ele participou nos anos 80, nos 90 ele começou a decair, e nos 2000 esculhambou de vez.

    ResponderExcluir
  5. Pobre psicopata...a criação perfeita dos homens vs a criação perfeita de Deus...Fail

    Um roudhouse kick a tds !

    ResponderExcluir
  6. então... o dna do mark eu tb ja vi
    o monstro do filme que eu citei eh bem humano, careca e a unica parte mais "monstruosa" que eu me lembro eh a lingua dele...
    obrigado joão... tb vou tentar encontrar algo a respeito de novo

    ResponderExcluir
  7. Rapaz eu acho que esse filme do alien é o The Thing ou "Enigma de outro mundo" de John Carpenter eu me lembro que esse filme era mas ou menos desse jeito que vc sitou, mas posso estar enganado.

    ResponderExcluir
  8. É enigma de outro mundo com kurt russel e em ingles o titulo é "The Thing". Muito bom, eu assisti quando era criança e só lembrava da cena de um cara q tinha a cabeça arrancada e logo em seguida a cabeça virava uma aranha...muito doido!

    ResponderExcluir
  9. Ei também tinha assistido esse filme e era doido para me lembrar o nome. Lembro que uma vez, em 1988, eu com 9 anos (sim, eu sou um velho) acordei a noite e minha mãe tava assistindo ele e tava no final, na cena da luta entre o Chuck e o doidão. NO outro dia, meu irmão que tinha assistido, começou a contar o filme inteiro e fiquei com muita vontade ver, e um pouco revoltado, por ter visto só o final. Ficou na memória aquela cena que congela na hora dos créditos. Tinha perguntado num fórum e um cara disse que era o "Heroi e o Terror", - também com o chuck - , mas não era.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.