12 de abr. de 2011

IT - Uma Obra Prima do Medo (IT)

Título no Brasil: It - Uma Obra-prima do Medo
Título Original: It
País de Origem: EUA / Canadá
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 187 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Estúdio/Distrib.: Warner Home Vídeo
Direção: Tommy Lee Wallace

 Elenco: Dennis Christopher (Eddie Kaspbrak), Harry Anderson (Richard / Trashmouth' Tozier), Richard Masur (Stanley Uris), Annette O'Toole (Beverly Marsh Rogan), Tim Reid (Michael Hanlon), John Ritter (Ben Hanscom), Richard Thomas (William Denbrough), Tim Curry (Robert Gray / Pennywise / A Coisa) e Jonathan Brandis (William Denbrough - 12 anos).

Sinopse: Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. 

Vai Lendo!


Pra quem tem muito medo de palhaço recomendo nem assistir esse filme. Pra quem odeia palhaços, vai gostar de ver It porém vai continuar odiando palhaços.  Me encaixo no segundo grupo. Odeio palhaços desde pequena, gostei do filme, mas me fez continuar odiando palhaços (se brincar ainda mais).

 Pennywise

It- Uma Obra Prima do Medo é mais um filme baseado em um livro do mestre do terror Stephen King. Li uns tempos atrás por aí na net gente comentando que o filme é muito curto. Acho que estavam querendo dizer em relação ao livro, que tem mais de mil páginas, pois o filme tem 3 horas de duração. Sim, é um filme bem longo. Pode ser cansativo, mas é interessante, diferente de alguns outros filmes que são apenas cansativos. 

 Hi, Georgie? Aren't you going to say "hello"?

De todos os filmes de palhaços que assisti quando criança o único que ficou na minha memória foi It. O ator Tim Curry (Esqueceram de Mim 2, As Panteras e mais um bando de outros filmes e séries) interpretou perfeitamente o papel do palhaço diabólico Pennywise, também conhecido como "A Coisa". As risadas macabras, a voz apavorante, o olhar e os gestos  do ator fizeram com que Pennywise se tornasse um dos palhaços mais apavorantes do cinema, ou simplesmente, o mais apavorante. Mesmo sem nunca ter visto o filme certamente você já viu alguma imagem dele por aí na internet.

Um palhaço com a típica maquiagem de palhaço. Mas Pennywise não é um palhaço qualquer. Mesmo sem os dentes afiados Pennyw ise já é assustador. Só os olhos vermelhos, a voz e os gestos estranhos deixa qualquer um desconfiado desse palhaço... 

Nas postagens da Carrie e do O Iluminado citei as diferenças entre livro e  filme, acho que até cheguei a comparar algumas coisas. Infelizmente ainda não li o livro It, então não poderei comparar o filme com o livro. Não gosto muito de comparar livros com filmes, porque afinal das contas livro é livro e filme é filme. No entanto as vezes é interessante comparar os dois, principalmente quando o  filme é muito inferior ao livro e vice-versa, principalmente também quando se trata de mais um filme inspirado em uma das obras de King. Enfim, depende do livro e depende do filme. No caso do It, terei que falar apenas do filme.

 Achei essa imagem neste blog. Tem vários livros do King aí, como Carrie, A Espera de Um Milagre, Christine, A Zona Morta, Cujo, vários outros e entre eles o It. Achei alguns livros do King para comprar na Submarino e na Americanas. Os preços dos livros variam de 12 até 80 reais (depende de cada livro, claro). Infelizmente não achei o It em nenhum destes dois sites, mas com certeza existem outros sites que vendem livros do Stephen King. Quem tiver um confiável pra recomendar, deixe um comentário.

Na verdade It - Uma Obra Prima do Medo é uma minissérie lançada em dois episódios para a tv americana e posteriormente lançada em vídeo (na época, duas fitas de vídeo, já que o filme possui mais de 3 horas de duração...). Acho que exatamente por se tratar de uma minissérie It não possuí lá efeitos muito bons. O palhaço é excelente e alguns acontecemimentos sobrenaturais são ótimos. Porém, algumas cenas são tosquinhas, principalmente no final. Ok, o filme é de 1990. Mas outros filmes dos anos 80 apresentavam efeitos melhores.

 Do you want a balloon? They float!

Com exceção do ator que fez o Pennywise, os outros atores são fracos e não convencem muito. As crianças são mais ou menos, mas os adultos são terríveis. Uma ou outra atuação que é razoável. Como são muitos personagens e dois tempos na história (a infância e a vida adulta de cada um) nenhum personagem chega a se destacar muito e no final quem chama mais atenção é o palhaço malvado.
 
Os 7 amigos. O "clube dos fracassados".

Muitas cenas são memoráveis e não citarei aqui pra não estragar o divertimento daqueles que ainda não viram. Mas dá sim pra ter medo de várias cenas, outras porém são um tanto quanto bizarras... Apesar dos pesares, It é um filme muito divertido e apavorante em alguns momentos. Pennywise rouba completamente a cena e mesmo após anos de ter assistido você ainda se lembrará do rosto do terrível palhaço (você se lembrará mais do palhaço do que da própria história do filme).

 Quantas covas Pennywise? 

O final ficou meio confuso, li por aí que no livro não é tão confuso assim mas no filme pareceu meio bobo. De fato, o final não é lá grandes coisas, mas não estraga todo o filme. It é um filme indispensável para o fãs de terror. Se você gosta de terror mas ainda não assistiu It, trate de assistir logo! Lembre-se que não é uma grande produção, não é um dos melhores filmes baseado em uma das obras do King e depois de anos talvez você nem se lembre da história... Mas é divertido, interessante e o Pennywise nunca mais sairá da sua cabeça. hehe    

Nota (0-10): 7 (algumas cenas e falas sem muito sentido, atuações fracas e história um pouco confusa. Mas mesmo assim o filme é bom!)

Trailer


 Curiosidade sobre o elenco:


- John Ritter que interpretou Ben Hanscom (o gordinho quando criança) também atuou em O Pestinha e O Pestinha 2. Fez mais séries e filmes para TV do que filmes pro cinema. Morreu em 2003 (como bem me lembrou o leitor Tibo. Obrigada! xD).

- Seth Green (Uma Saída de Mestre) interpretou Richie Tozier na inância. Pra quem viu o filme, ele era o ruivinho de óculos.

- Lembra do filme Ginger Snaps (no Brasil: Possuída) sobre duas irmãs em que uma vira lobisomen? Então, a atriz que faz Beverly Marsh criança (a única menina do grupinho) é uma das irmãs do filme Ginger Snaps. A atriz se chama Emily Perkins e também fez Juno, Insônia e Possuídas 2.

- A atriz Olivia Hussey que interpreta Audra, a esposa do Bill Denbrough (o loiro de óculos e "meio gago") fez a Julieta no filme Romeu & Julieta de 1968. Ela também fez Black Christmas de 1974. 

Everyone floats down here... When you're down here with us, you'll float too! 

16 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ver esse filme!!!Não sei porque até hoje não vi!!

    bjs

    http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi só uma vez, mas juro que tenho imagens bem marcadas dos filmes...Assustador.
    A figura do palhaço já é algo um tanto tenebroso... este filme explora muito bem isto.

    ótima pedida!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Esse é um clássico!
    Já assisti há algum tempo, mas ele não superou minhas expectativas, eu esperava um pouco mais do final.

    A propósito, o teu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Rart og Grotesk

    Assista, não vai se arrepender! O filme pode até não ser aquelas coisas, mas vale a pena pelo Pennywise.

    Tobi-chan

    Detesto palhaço pois sempre achei algo meio bobo. Depois de assistir esse filme fiquei com mais raiva... shuahsuashau Os que não acho bobo, acho esquisitos...O.O

    Karla Hack dos Santos

    A primeira vez que assisti foi em 97, tinha 7 anos. Fiquei com medo do palhaço (mas ñ tanto quanto do Chucky ¬¬). Nunca mais a imagem dele saiu da minha cabeça... shahsuashu É bem assustador mesmo.

    Rubi

    O final é bem fraco mesmo, como eu disse na postagem, o que salva é o palhaço. Simplesmente apavorante!

    Muito obrigada e obrigada por seguir o VA. Parabéns mais uma vez pelo seu excelente blog! ^^

    Obrigada a todos por comentar! xD

    ResponderExcluir
  5. Esse era um dos filmes q faltava eu assistir. Só tive a oportunidade de vê-lo ano retrasado. Apesar de uma ou outra falha é um baita filme, tem uma história bem interessante. Não sabia que a Emily Perkins tinha trabalhado nessa produção. Gosto dessa atriz, embora ela esteja meio sumida.

    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. John Ritter anda meio por baixo... morreu em 2003

    *HUMOR NEGRO MODE ON

    ResponderExcluir
  7. Tibo

    shaushaushaus
    pior, vi num jornal uns tempos atras, esqueci completamente disso. o.o

    shaushaushu

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi, porém reconheço que é um clássico! Ultimamente tenho visto poucos filmes (no máximo 1 por semana) devido a faculdade. Mas aproveitei o tempinho livre e vim comentar e claro, parabenizar! A matéria ficou muito boa. O texto está bem esclarecido, as fotos foram bem escolhidas e os vídeos também. Gosto de matérias completas =)
    Parabéns e até mais =)

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que esse palhaço deve ser algum desses ministros do Brasil: sinistros, corruptos e filho da p... Ou, então, algum prefeito de alguma cidade, de repente...

    ResponderExcluir
  10. O Jonathan Brandis também morreu, infelizmente. Pra mim, ele era o melhor ator desse filme, e discordo com os elogios para o Tim Curry, achei a atuação dele infinitamente ridícula.
    R.I.P J man :(

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti esse filme quando tinha 6 anos e tive muitos pesadelos. Fiquei com a imagem do palhaço na cabeça por muitos anos. Muito cruel para uma criança de 6 anos. Hoje tenho 25 e tenho muita vontade de rever o filme.

    ResponderExcluir
  12. vale destacar também o Jonathan Brandis que fez o Ben na infância foi um jovem ator promissor, se suicidou em 2003.Aatriz Olívia Hussey fez também Maria no flme Jesus De Nazaré bem antes desse aí.

    ResponderExcluir
  13. Acompanho o blog não faz muitos meses e, devo confessar que um dos filmes que mais me chamou a atenção, aqui, foi IT. Sei lá, acho que a ideia se intensificou quando meu noivo ficou me instigando a assistir XD Assisti pelo Youtube (despedaçado cruelmente em quase 30 partes e com legenda em espanhol, mas enfim x_x),e devo confessar que fiquei impressionada... O filme pode ter falhas e um final meia boca, mas não deixa de ser bom. Prova disso (para MIM), foi meu recente receio quanto a palhaços... Sério, Pennywise é medonho :P É triste ser tão difícil (impossível!) encontrar o livro à venda, mas baixei um pdf em inglês e estou tentando me virar... Li pouco, mas ainda assim, estou ficando fascinada *-*

    Anyway, agradeço muito ao blog pelas críticas brilhantes, continuem assim e além *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Nós que agradecemos pelos ótimos comentários e por acompanhar nosso blog! xD

      Excluir
  14. Aproveitando o post, não custa perguntar... Alguém aí está sabendo se realmente farão uma refilmagem de IT? :P Li isso em algum site outro dia, não consigo lembrar qual... Enfim, fiquei com o coraçãozinho na mão quando soube x_x O antigo filme pode não ser perfeito, mas não vou aguardar ansiosa por um remake >< Nem preciso dizer o porquê... :P aiaiai...

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho raiva desse filme ;P
    assisti ele logo após terminar o livro, achei que toda a criatividade e profundidade se perdeu no filme. Talvez se tivesse assistido antes teria gostado, mas como assisti depois de ler, foi uma das maiores decepções cinematográficas da vida hahahaha

    Victor
    (Café com Tripas)

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.